A comitiva do município de Luz, liderada pelo Prefeito Ailton Duarte, foi recebida em audiência no Gabinete Militar do Governador, sede da Defesa Civil Estadual, na Cidade Administrativa, na tarde de quarta-feira (05/11). O encontro garantiu apoio humanitário imediato — com chegada prevista já para quinta-feira — e o Estado se comprometeu a homologar o decreto de emergência.
📲 Siga a página do Tapiraímg TV no Instagram
O município de Luz decretou Situação de Emergência (Decreto nº 3.918/2025) após o temporal de granizo, que afetou mais de 1.300 pessoas em situação de vulnerabilidade.
HOMOLOGAÇÃO ESTADUAL E BUSCA POR AUXÍLIO FEDERAL
Durante a reunião, ficou definido que o Estado de Minas Gerais irá homologar o decreto municipal de Situação de Emergência. A publicação oficial da homologação deve sair na edição de quinta-feira (06/11), do Diário Oficial do Estado.
Com a homologação, as tratativas para o reconhecimento do Governo Federal serão iniciadas imediatamente, abrindo caminho para a liberação de recursos federais destinados à reconstrução.
ELOGIOS À RESPOSTA IMEDIATA DO MUNICÍPIO
Estiveram presentes na reunião o Prefeito Ailton Duarte, o Vice-Prefeito Dr. Deiber, a Procuradora Geral do Município, Dra. Rafaela Paulinelli, o Assessor de Convênios, Iomar Araújo, e Jairo, Assessor do Deputado Bosco.
Representando o Estado, participaram o Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel Paulo Rezende, e o Coordenador Adjunto, Tenente Coronel Marcelino.
Os representantes do Estado elogiaram a atuação imediata da Prefeitura de Luz, destacando o trabalho realizado em Luz:
"O trabalho imediato da Prefeitura de Luz, da Defesa Civil Municipal, especialmente da área de assistência social, habitação e Procuradoria Geral, foi exemplar. Mesmo diante de um fato sem precedentes, agiram de forma correta, ordeira e resolutiva, o que agiliza o processo de reconhecimento e de apoio do Estado," afirmou o Coronel Rezende, Coordenador Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais.

CHEGADA DA AJUDA E DISTRIBUIÇÃO
A ajuda humanitária garantida pelo Estado tem chegada prevista para amanhã, quinta-feira.
"Saímos daqui com a tranquilidade de que não estamos sozinhos. O apoio logístico e a ajuda humanitária começarão a chegar amanhã, e isso será fundamental para as nossas 27 famílias desalojadas e todos os mais de 1.300 afetados. Agradecemos o reconhecimento e, principalmente, a prontidão do Coronel Rezende em nos atender," declarou o Prefeito Ailton Duarte.
A Administração Municipal reforça que a forma de distribuição dos itens de ajuda humanitária será comunicada posteriormente, não existindo a necessidade de alarde da população.
O município agora se concentra na distribuição dos materiais e na finalização das inspeções técnicas para dar seguimento às etapas de reconstrução.
Por Tapiraimg TV