IFMG Bambuí

Professor do IFMG Campus Bambuí apresenta trabalho de pesquisa em Conferência Internacional

Foto: Reprodução

No final do mês de agosto, o Prof. Marcos Roberto Ribeiro, do IFMG Campus Bambuí, participou da conferência “Conference on Database and Expert Systems Applications (DEXA)”, em Lyon, França, onde apresentou o trabalho “Temporal Conditional Preference Queries on Streams”. O professor também foi convidado para presidir uma sessão do evento e se reuniu com o Prof. Cyril Labbé da Université Grenoble Alpes com a finalidade de estabelecer novas parcerias internacionais em projetos de pesquisa.

O trabalho apresentado pelo professor aborda a criação de uma nova linguagem de consulta com suporte a preferências temporais. Linguagens de consulta com suporte a preferência têm aplicações práticas em diversas áreas como mercado financeiro, monitoramento de atletas e Internet. No caso específico das preferências temporais, o usuário pode expressar como dados do passado influenciam suas preferências no presente. Um exemplo interessante seria um técnico de futebol que possui acesso a um sistema de monitoramento dos jogadores durante as partidas. O técnico poderia usar preferências temporais para que o sistema mostre os jogadores que fizeram as melhores jogadas de acordo com seus movimentos anteriores.

O Prof. Marcos destacou que o trabalho apresentado envolve tanto a área de Banco de Dados quanto a área de Inteligência Artificial. Mais precisamente, o trabalho aborda a avaliação eficiente de consultas contendo preferências temporais em cenários de dados em fluxo. Neste tipo de cenário, a avaliação de consultas precisa ser muito rápida para processar o grande volume de dados produzido continuamente pelos mais variados tipos de aplicações.

Além do Prof. Marcos, as Professoras Maria Camila N. Barioni e Sandra de Amo da Universidade Federal de Uberlândia e os Professores Claudia Roncancio e Cyril Labbé da Université Grenoble Alpes colaboraram com o estudo e assinam a autoria do artigo. (https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-64468-4_11)

A Coordenadoria de relações internacionais vinculada a DIPPG a partir deste primeiro contato dará continuidade para que seja estabelecida a parceria entre o IFMG e Université Grenoble Alpes em vista ao progresso da Pesquisa e Pós-Graduação.

Comentários

ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Tapiraímg TV