Uma intensa massa de ar frio derrubou as temperaturas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba no início desta semana e provocou a madrugada mais gelada de 2026 na região. Em cidades como Prata, Patrocínio e Ibiá, os termômetros chegaram a marcar menos de 5ºC em áreas rurais.
📲 Siga a página do Tapiraímg TV no Instagram
Segundo o geógrafo e especialista em clima William Borges, o domingo (7) registrou as menores temperaturas do ano até agora, sendo a zona rural de Prata a região mais gelada. Confira as temperaturas mínimas:
- Prata (zona rural): 3,9ºC
- Patrocínio: 4,4ºC
- Monte Carmelo: 4,7ºC
- Patos de Minas: 5,6ºC
Já na madrugada desta segunda-feira (8), o frio continuou intenso na região, com registros abaixo dos 5ºC em diferentes cidades. Em Ibiá, na zona rural, os termômetros marcaram 4,5ºC. Em Prata, também na zona rural, a mínima foi de 4,9ºC, enquanto em Patrocínio a temperatura chegou a 4,8ºC.
Até então, o dia mais frio registrado em Uberlândia havia sido em agosto de 2025, quando uma forte massa de ar polar derrubou as temperaturas abaixo de zero na região, provocando geadas que atingiram lavouras de café, alface e couve.
Em Uberlândia, a Defesa Civil confirmou que o domingo também foi o dia mais frio de 2026 no município, tanto na área urbana quanto na zona rural. Conforme levantamento da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), as temperaturas mínimas foram:
- Chácaras Tubalina: 8,3ºC
- Parque Gávea: 8,4ºC
- Shopping Park: 8,4ºC
- Praia Clube: 9,2ºC
- Miraporanga: 6,0ºC
Segundo William Borges, o frio deve persistir ao longo das próximas semanas. "As temperaturas devem continuar baixas no decorrer das semanas. As madrugadas vão ser frias, e manhãs frias, e automaticamente as tardes vão ter temperaturas amenas", comentou.
A condição é provocada por uma massa de ar frio de origem polar, que mantém as temperaturas mais amenas, sobretudo durante as madrugadas e nas primeiras horas da manhã.
Ainda de acordo com o especialista em clima, os modelos meteorológicos indicam temperaturas abaixo da média climatológica em grande parte do Centro-Sul do Brasil, incluindo o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Em