A unidade da White Martins, localizada em Iguatama, MG, desenvolve sistema de reaproveitamento hídrico que, em apenas um ano após sua implementação, já reduziu a captação de água do Rio São Francisco em mais de oito milhões de litros para suas operações industriais.

A planta passou a reutilizar volumes provenientes de retrolavagem de filtros e de águas de chuva, que são direcionados, através de canaletas, para um reservatório coletor, equipado com bomba e sensor de nível. “Estes recursos hídricos passam por processos de filtragem e clarificação e são aplicados, entre outras funções, para limpeza e refrigeração de equipamentos”, analisa Wellington Batista, encarregado do laboratório de análises e do sistema da qualidade da unidade.

A estrutura permite uma redução mensal de 5% no uso de recursos hídricos do “Velho Chico”. A expectativa é alcançar 10% de redução até 2018. “Desta forma, preservamos o Rio São Francisco, em linha com as diretrizes de desenvolvimento sustentável da White Martins, além de atendermos com excelência às portarias da Agência Nacional de Águas”, conclui Batista.

Continua após a publicidade