O Rio São Francisco é um dos maiores braços d’água que nasce no alto da serra onde está a Região do Queijo da Canastra. O imenso chapadão é como se fosse um coração hídrico que pulsa vida líquida por diversas artérias em todas as direções do Brasil. Não é a toa que água da serra é um dos segredos dos queijos da região.

A relação do homem do campo com a água da Canastra é como de fé e devoção. Mesmo quem não seja um fiel fervoroso, algum dia acaba por voltar para a doutrinação das águas.

Nereu é como o São Francisco. Nasceu da região da Canastra, escorreu por suas beiradas, mas com o tempo, o destino lhe fez correr o trecho para a direção do Norte.

A vida dura quis que virasse pescador no Urucuia, afluente do Velho Chico, rio tão idolatrado por Guimarães Rosa, outro mineiro viajador assim como Nereu. Entre surubins e longas histórias de pescador, para Nereu falou mais alto a devoção à sua terra natal. E o filho da serra voltou à Canastra com muito gosto. Não se arrependeu nem um pouco de ter deixado para trás a vida de barranqueiro nas águas do Norte. Agora, Nereu tem no queijo seu maior pescado. Não pretende mais abandonar a Região do Queijo da Canastra e fé no seu negócio é algo inabalável.

Continua após a publicidade

Matéria extraída da página Aprocame Serra Canastra