Esteve em pauta na reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada durante a tarde desta terça-feira (03), o projeto de lei 073/2018. A proposta, de autoria de Rodrigo kaboja (PSD), visa a proibição de fornecimento de canudos confeccionados em material plástico, em estabelecimentos comerciais, como hotéis, restaurantes, bares e padarias.

Na justificativa, a alteração tem como finalidade combater o descarte de materiais plásticos, que causam, segundo Kaboja, um grande impacto ambiental. De acordo com o parlamentar, com a aprovação desta lei, Divinópolis estará alinhada com as cidades mais desenvolvidas do mundo no combate à poluição do meio ambiente.

O vereador cita proibições de objetos de plástico em países como França, Escócia e Estados Unidos, que adotaram medidas contra o descarte do material e cita alternativas para substituir os canudos de plástico, como podem ser feitos de metal, vidro, papel ou material comestíveis e que com a presente proposta, se espera que novos produtos mais sustentáveis sejam promovidos.

Votação

Continua após a publicidade

Durante os trabalhos de votação, o projeto teve o pedido de sobrestado obtido por sessenta dias.