Um incêndio na região da Babilônia e Ponte Alta, no município de Delfinópolis, na Serra da Canastra, vem assustando os moradores desde o dia 18. De imediato, quem auxiliou no combate ao fogo foi uma empresa produtora de soja, com seus funcionários.

Segundo a assessoria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o incêndio em questão está realmente concentrado na área denominada Serra de Santa Maria, no município de Delfinópolis. O fogo tem atingido propriedades privadas da região, principalmente em um imóvel que não cumpriu exigência do Ministério Público Federal quanto à obrigação de confecção de aceiros negros para proteção da área. 

Eles contam que o incêndio estava em local de difícil acesso e a brigada do ICMBio disponibilizou, ainda no dia 18 de julho, apoio à Itaiquara Alimentos, com brigadistas para controle do incêndio quando o mesmo atingisse ponto de acesso para combate terrestre. 
Na manhã do dia 19, uma equipe do ICMBio deslocou-se ao local para combate aos incêndios na Serra de Santa Maria, mas  ainda não é possível ter informações do total de área atingida, o que deverá ser contabilizado ao final do incêndio.

A instituição afirmou que está em tratativas com a Prefeitura Municipal de Delfinópolis para firmar acordo de cooperação, a fim de estruturar uma base operacional de brigada para atendimento desse tipo de incidente. A previsão é que o acordo seja formalizado até a próxima semana. 
No momento, o ICMBio possui quatro brigadistas contratados no distrito de Olhos-d’Água, em Delfinópolis, e está em tratativas finais com a prefeitura quanto ao local físico para expediente da brigada. No dia 18 de julho, a brigada do ICMBio atendeu a incêndio na região do Fumalzinho, no município de São João Batista do Glória. 

Continua após a publicidade

Na oportunidade a  direção do parque reitera que os cuidados para evitar incêndios florestais é de toda sociedade, devendo ser evitada a prática de queima neste período ou outras práticas que possam iniciar incêndios. 
“Para a região da Canastra, existe acordo judicial com deveres para proprietários e o ICMBio para prevenção de incêndios florestais, porém, para a região de Delfinópolis, houve pouca adesão dos proprietários ao acordo. Espera-se que, com a implementação da base operativa no município, haja maior aproximação entre o órgão e a comunidade local para o fortalecimento mútuo das ações de prevenções de incêndios”, finalizou a assessoria.