A preservação da qualidade da água e da terra deve ser uma medida constante no dia-a-dia das pessoas e deve ser feita de todas as formas. Uma delas é por meio do uso da fossa séptica biodigestor, que foi comprovada no dia de campo realizado pela Emater Bambuí, no bairro Campos, ao lado do Chacreamento Eldorado na tarde do dia 20 de julho.

A apresentação da fossa foi feita pelo engenheiro agrônomo da Emater Arcos, Zenaido Lima da Fonseca, que em sua explanação enfatizou a necessidade e a importância desta solução tecnológica para o tratamento do esgoto sanitário, transformando-o em fertilizante para o solo. Segundo ele, com esta medida que pode ser adotada na zona rural e urbana evita-se a contaminação do lençol freático e dos cursos d’água com os descartes de dejetos no meio ambiente.

Uma outra medida de preservação da qualidade da água e da terra apresentada no evento é o uso do clorador artesanal de água, feita pelo gestor ambiental da Emater Arcos, Irani Muniz Leão. Com esta medida simples e barata consegue-se ter uma água de qualidade em qualquer propriedade. O custo total da fossa com o clorador gira em torno de R$ 2 mil.

Participaram do evento o dia de campo o prefeito Olívio Teixeira, o deputado estadual Antônio Arantes, o secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Haroldo Barcelos, representantes da Emater de Bambuí e de Tapiraí, produtores rurais, profissionais da Copasa e do IFMG. O evento foi organizado pela Emater em parceria com a Prefeitura, a Diocese de Luz e o proprietário rural Maciel Chaves.

Continua após a publicidade