Um domingo repleto de emoções para as equipes vencedoras da 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). A etapa final da competição foi realizada neste fim de semana, entre os dias 14 e 16 agosto, no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí. Os primeiros lugares desta edição ficaram com os Institutos Federais Goiano (IF Goiano) e Triângulo Mineiro (IFTM). A cerimônia de encerramento aconteceu no período da manhã, no Centro de Convenções do campus, e foi prestigiada pelo secretário de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Romero Raposo Portela, e pelo diretor de Desenvolvimento da Rede, Paulo Henrique Azevedo Leão.

A equipe Agrolife 2.0, do IFTM - Campus Uberaba, obteve a melhor nota na modalidade Técnico Integrado. Já a equipe Caryocar Brasiliense, do IF Goiano – Campus Iporá, levou o primeiro lugar na modalidade Técnico Subsequente. Os vencedores receberam medalhas e troféus. Também foram premiados os estudantes com melhores notas individuais. Nesta modalidade, por empate, os estudantes de Palatina (PR) e Uberaba (MG) levaram a melhor classificação. Ângelo Martin Goergen, do Colégio Agrícola Estadual Augusto Colombo, e Luíz Eduardo Siqueira de Freitas, do IFTM – Campus Uberaba, dividiram a colocação com 22 pontos.

Durante todo o sábado (16), os 150 competidores classificados para etapa final da olimpíada realizaram as provas teóricas e práticas. Eles tiveram 1h30 para resolver 20 questões objetivas e duas discursivas. Na parte prática, foram desafiados a cumprir três atividades envolvendo coleta de amostra de solos, operação da máquina semeadora adubadora e técnicas de inseminação artificial. Os resultados foram divulgados na manhã de domingo (17), quando as premiações foram entregues.

A classificação final leva em consideração as notas dos competidores na prova teórica, nas atividades práticas e na elaboração de um vídeo (pitch) sobre Gestão Sustentável de Água no Meio Rural.

Continua após a publicidade

“Foram anunciando os nomes das equipes e nada da gente, achamos que ficaríamos em 10º lugar”, contou Allana Gabriely de Oliveira, integrante da equipe Caryocar, que levou o primeiro lugar na modalidade Técnico Subsequente. Luíz Eduardo Siqueira de Freitas conseguiu um feito duplo, premiação por equipe na modalidade Integrado e melhor nota individual. “Não esperava de jeito nenhum. Já participamos no ano passado, em Barbacena, mas não conseguimos nem medalha de bronze”, disse.

Pela primeira vez em oito edições, o secretário da Setec/MEC acompanhou a premiação da olimpíada. Em seu discurso, Romero enalteceu a participação dos estudantes na competição, lembrando que ações como essa mostram o espírito da educação profissional ser fortemente atingido. “Todas as vezes que venho a uma antiga escola agrotécnica, parece que dá uma energizada ainda maior que qualquer outro campus, porque sinto que vocês carregam a cultura da educação profissional que a gente deve ter”. Também lembrou que todos os participantes são vencedores por chegarem até aqui. Ele garantiu recursos para a próxima edição e para a participação dos estudantes na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO), na Coreia do Sul, em 2019.

Marcelo Bregagnoli, reitor do IFSULDEMINAS e idealizador da Obap, agradeceu a presença do secretário e do diretor da Rede Federal, Paulo Leão. Afirmou a importância da agropecuária para o país como uma das grandes áreas que sustentam a economia. Fez questão de estender seu agradecimento à equipe organizadora, à direção, aos servidores e alunos do Campus Bambuí que estiveram envolvidos na condução das atividades. Explicou que essa edição trouxe mais atividades práticas para valorizar cada vez mais habilidades e técnicas associadas ao conhecimento. “O ensino profissionalizante só terá efeito e fará diferença na sociedade se for aplicado. Por isso, acho que esse momento deve ser acompanhado por gestores e por muitos professores, porque acredito que temos que intensificar a associação da prática com o conhecimento. Peço aos orientadores presentes que levem isso às suas instituições. Precisamos fazer com que essa ideologia seja intensificada”, disse.

Ele também explicou que pretende ampliar o âmbito internacional da Obap. Neste ano, a competição foi aberta a integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Cinco equipes oriundas de Portugal e Angola foram classificadas para a fase presencial, mas não puderam participar devido à dificuldade na obtenção de recursos por parte de suas instituições. Para o próximo ano, a competição será estendida à países da América Latina. “Uma olimpíada internacional ligada à agropecuária tem que partir do nosso país,
já que somos o maior produtor agrícola do mundo”, enfatizou Bregagnoli.

Parcerias
A 8ª edição da Obap foi realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A organização da olimpíada conta com o apoio da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé). Além da equipe do IFMG, também integraram a comissão técnica docentes do IF Sudeste MG, IFB, IFSP e IFSULDEMINAS.

Participaram da mesa de honra o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli; o secretário da Setec/MEC, Romero Portela; o diretor da Rede, Paulo Roberto Leão, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, professora Sindynara Ferreira. Também fizeram parte da tribuna a equipe do IFMG – Campus Bambuí representada pelo diretor-geral, professor Rafael Bastos Teixeira; pela diretora de Administração e Planejamento, Maria Aparecida de Oliveira; pela diretora de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Cardoso Clemente Filho; pelo diretor de Ensino, Mário Luiz Viana Alvarenga; pelo diretor de Extensão, Esporte e Cultura, Hudson Rosemberg Poceschi e Campos.

Próxima edição
Para o próximo ano, a competição terá mais uma novidade, pela primeira vez, será realizada fora do estado de Minas Gerais. A instituição anfitriã já foi confirmada, será o Campus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR).