Começou na segunda-feira, 1º de outubro, o período de inscrições para o Vestibular 2019/1º semestre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Neste processo seletivo, será ofertado número recorde de vagas. São 4.839 oportunidades, distribuídas em 113 cursos, nas modalidades técnico (integrado e subsequente) e superior, para 18 cidades onde a instituição possui campus.

Os interessados em se inscrever devem acessar o portal do IFMG, no endereço www.ifmg.edu.br, entrar na página do Vestibular, ler todas as informações disponíveis nos editais 70, 71 e 72 e seguir os passos para efetuar a inscrição, que poderá ser realizada até 31 de outubro. Durante o processo, será preciso fornecer dados pessoais e documentos como RG e CPF. Ao final do preenchimento, o candidato emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFMG, já que todos os cursos ofertados são gratuitos.

 

Isenção da taxa de inscrição

Quem precisar solicitar isenção do valor deve ficar atento ao prazo. No caso do candidato que vai se inscrever em um curso técnico, terá que pedir a dispensa do pagamento entre os dias 1º e 5 de outubro. Já o candidato às vagas dos cursos superiores, tem o período de 1º a 31 de outubro para registrar o pedido no sistema de inscrição. As regras para fazer a solicitação estão disponíveis no item 7 do edital 70.

 

Ações afirmativas

Do total de vagas ofertadas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve consultar o item 4 do edital nº 70.

Continua após a publicidade

 

Ingresso pelo ENEM e SISU

Para concorrer às vagas de graduação, os candidatos terão duas opções de ingresso. A primeira delas, regida pelo edital nº 72, é feita utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O IFMG não aplicará provas, já que vai utilizar os resultados do Enem de 2018, 2017 ou 2016. Neste caso, o requisito é que o candidato não tenha obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a redação. A segunda opção é via SISU, em edital específico a ser lançado em janeiro de 2019.

No caso de ingresso pelo Enem, o sistema do IFMG utilizará o exame com maior nota para classificar os candidatos inscritos, caso ele tenha participado de mais de uma edição.

 

Ingresso dos cursos técnicos

As provas do Vestibular (aplicadas somente para os cursos técnicos integrados e subsequentes) serão realizadas em 9 de dezembro de 2018. Nesse dia, o candidato deverá apresentar o documento de identificação com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que informará o local e horário de realização do exame. Poderá realizá-lo em cidades onde houver campus do IFMG, desde que haja vaga para o curso escolhido no referido campus.

 

Onde estudar

O IFMG é uma instituição pública de ensino criada em 2008, com a Lei 11.892. Completa 10 anos no próximo mês de dezembro. Atualmente, a instituição, com Reitoria instalada em Belo Horizonte, possui campi em 18 cidades, nas seguintes regiões de Minas:

- Metropolitana de BH: Betim; Ibirité; Ribeirão das Neves; Sabará; Santa Luzia.
- Central: Congonhas; Conselheiro Lafaiete; Itabirito; Ouro Branco; Ouro Preto; Ponte Nova.
- Centro-oeste: Arcos; Bambuí; Formiga; Piumhi.
- Leste: Governador Valadares; Ipatinga; São João Evangelista.

Em Ibirité, o campus, recém-construído, abre o ingresso para turmas regulares pela primeira vez.

Com oferta de educação profissional e tecnológica aliada à formação humanística, o IFMG articula suas ações em função do desenvolvimento regional. Os cursos abrangem desde a formação técnica à pós-graduação.