Uma mulher de 25 anos deu à luz nesta sexta-feira (15) em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, região Leste de Minas. O parto, que foi bem sucedido, poderia ser apenas mais um. No entanto, a gestante chegou ao local sem saber que estava grávida. Ela se queixava de dores na lombar há cerca de um dia.

Inicialmente, os profissionais acreditavam que a jovem estivesse com cólica renal, já que apresentava sintomas parecidos e informou fazer controle regular com anticoncepcional injetável. A gravidez só foi descoberta depois que a médica responsável usou um detector fetal portátil que indicou batimentos cardíacos do feto.

O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU) foram acionados para realizar o parto da jovem ou para transferi-la de hospital por conta das condições inadequadas da UBS para realizar o procedimento. No entanto, ela acabou dando à luz antes da chegada das equipes.

Dois médicos, uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem realizaram o procedimento. A criança nasceu forte e saudável. Apesar da surpresa com o nascimento da filha, a mãe recebeu a notícia com alegria. As duas foram levadas, na sequência, para o Hospital Vital Brazil, em Timóteo.

Continua após a publicidade