Um terreno baldio no bairro Vila Isabel, em Itajubá, tem preocupado quem mora próximo a uma área de barranco. A montanha de terra tem se deslocado e mostra riscos claros de desabamento. O local fica em frente a várias casas.

O problema já acontece há anos. A principal preocupação é no período de fortes chuvas. Quem mora perto do local, convive com o medo.

“De um ano para cá, que a gente mora aqui, o barranco tem cedido muito. Por causa das chuvas, nós não estamos conseguindo dormir. A gente fica preocupado porque durante o dia dá tempo de correr. À noite, não”, explica a aposentada Elenice Almeida de Souza.

Segundo moradores, os sinais de desmoronamento começaram quando parte da terra foi retirada. “Acho que foi uma retirada de terra que não foi bem feita e aconteceu tudo isso. Foi de forma irregular porque se fosse uma coisa bem feita não estaria na situação que está aí hoje”, contou o senhor Sebastião, que mora no bairro há mais de 50 anos.

Depois que a terra começou a ceder, algumas casas chegaram a ser danificadas. Em uma delas, um muro caiu e a terra continua pressionando uma das paredes. A solução encontrada por moradores foi colocar madeiras e arame para evitar que parte do barranco invada o restante da casa.

O barranco fica ao lado da avenida Clemente Teodoro da Silva,

 

O que diz a prefeitura

O secretário de comunicação da prefeitura, Francisco Tomazoli, reafirmou que se trata de um terreno particular. "A prefeitura tomou todas as medidas administrativas necessárias. Ela vem acompanhando, fez um projeto técnico junto à universidade federal para recuperação. É uma obra de alguns milhões de reais que a princípio é de responsabilidade dos proprietários".

Ainda segundo Francisco, a prefeitura entrou com uma Ação Civil Pública no Ministério Público contra os proprietários. "Chamando o Ministério Público para que ele possa tomar alguma providência junto com os responsáveis, porque como é uma obra muito cara, a prefeitura não pode colocar dinheiro público no imóvel particular".

O dono do terreno não foi encontrado para comentar o caso.