A Prefeitura de Tapiraí divulgou nesta segunda-feira (08), uma nota de esclarecimento sobre a denúncia de falta de ambulância em Altolândia, município de Tapiraí. 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em resposta ao ocorrido no Distrito de Altolândia no dia 07 de Abril de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde de Tapiraí informa que através de apurações colhidas em cima do fato, levantou as seguintes informações: que o acidente foi por volta de 9:15 hs, e que por volta de 9:34 hs uma pessoa não responsável pelos atendimentos e pela área de Saúde do Município de Tapiraí  recebeu uma ligação de outro que estava no local do acidente, informando que ocorrido foi no Município de Medeiros, e, o mesmo que recebeu a ligação por volta de 9:40 hs ligou para o pronto atendimento Medeiros pedindo apoio no local do  acidente com a ambulância para os primeiros socorros. Sendo que, até o momento a Equipe de Saúde de Tapiraí não tinha sido informada do acidente. Porém a enfermeira do Distrito de Altolândia mesmo não estando a serviço e sabendo do ocorrido se deslocou até o local do acidente prestando os primeiros socorros a vítima, no percurso até o local do acidente recebeu a informação de que o Município de Medeiros havia sido acionado, mas que o mesmo não iria prestar o atendimento pelo fato do acidente não ter ocorrido em seu território. De imediato às 10:13 hs (uma hora após o acidente) a enfermeira que já estava no local fez o primeiro contado com o Diretor de Saúde do Município de Tapiraí, e no mesmo momento a ambulância se deslocou-se para o local do acidente.

Contudo, pela comoção do momento e condições climáticas desaforáveis, as pessoas que estavam no local do acidente resolveram não aguardar a chegada da ambulância no local e retiraram a vítima em veículo impróprio, mas encontraram com a ambulância do Município de Tapiraí que já estava apenas a 2 KM de distância do Distrito de Altolândia. Assim a vítima foi transferida para a ambulância e encaminhada ao Pronto Atendimento do Hospital Senhora do Brasil de Bambuí serviço de referência do Município de Tapiraí.

Continua após a publicidade

Após informações colhidas pela equipe de Saúde de Tapiraí verificou-se que a vítima sofreu uma fratura na clavícula, mesmo a vítima estando na responsabilidade do pronto atendimento do Hospital Senhora do Brasil, de imediato a Secretaria Municipal de Tapiraí fez contato com o Médico Ortopedista credenciado para que fossem feitas as orientações necessárias para o tratamento especializado do paciente. O qual não foi necessário nenhuma transferência, e o mesmo recebeu alta hospitalar e será acompanhado pelo Ortopedista do Município de Tapiraí.

Cabe salientar que sempre teve ambulância no Distrito de Altolândia, mas por motivos de manutenção automotiva, na data do acidente não havia ambulância no local. O município recentemente recebeu duas ambulâncias novas, mas ainda estão em processo de emplacamento, e outros veículos estão em constante manutenção que às vezes demoram por dificuldades financeiras do município, com repasses atrasados ou suspensos do Estado e da Federação. Ressalta-se ainda que o município é conveniado com o CIS-URG Oeste /SAMU 192, e a população já foi orientada a ligar 192 sempre em casos de Urgência e Emergência, e, até a chegada da ambulância no local teriam recebido orientações necessária para aguardar o socorro adequado no local.

Em postagem nas redes sociais a família e população criticam os serviços prestados, mas a Secretaria Municipal informa que o atendimento à vítima foi realizado assim que a equipe soube do ocorrido, e já foi feito remanejamento de veículos e encaminhado para o Distrito de Altolândia uma ambulância para evitar outros transtornos assim para a população.

Desde já nos desculpamos com a população do Distrito de Altolândia e nos colocamos a disposição para demais esclarecimentos.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TAPIRAÍ/MG

 

O Caso

Segundo infomações postada pelo Portal TV Bambuí, a população de Tapiraí denunciou na manhã deste domingo (07) um fato grave que aconteceu no distrito de Altolândia.

Segundo a denúncia feita pelo facebook um homem, de idade não informada, se envolveu em um acidente com motocicleta e ao ser solicitado o resgate da ambulância os amigos e parentes da vítima foram informados que não havia veículo disponível. Populares pegaram o homem e o colocaram em uma caminhonete e deslocaram até o atendimento médico em Tapiraí.

A população questionou a situação pelos comentários na publicação no facebook que você pode conferir aqui: https://www.facebook.com/darcio.guilhermedemorais/posts/2150705918378492