O informe epidemiológico da gripe divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nesta segunda-feira (10), confirmou um caso de Influenza A (H1N1) em Divinópolis. No dia 17 de maio, o informe confirmou um outro caso da doença em Formiga. No último boletim, publicado em 24 de maio, não foram registrados novos casos.

Em todos os 54 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) Oeste, com sede em Divinópolis, foram notificados 45 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Destes, quatro evoluíram para óbitos nas cidades de Divinópolis, Carmo do Cajuru, Campo Belo e São Gonçalo do Pará.

Dentre os óbitos registrados nos municípios pertencentes à SRS em Divinópolis, apenas o registrado em Campo Belo teve a morte confirmada por H1N1. A vítima era um homem, de 54 anos.

Além dos casos confirmados para Influenza A (H1N1), foram confirmados sete casos de Srag por outros vírus respiratórios, e 16 casos de Srag não especificada, com três óbitos. Outros 18 casos de Srag estão em investigação na região.

Continua após a publicidade

O caso registrado de Influenza A (H1N1)pdm09 em Divinópolis não evoluiu para óbito. No dia 22 de maio, o município descartou a presença do vírus em uma criança que estava internada com suspeita de Srag.

Em Formiga, o caso foi registrado em abril em uma criança de seis anos que, segundo a assessoria de comunicação do município, se recuperou e está bem.

Influenza em cidades da SRS em Divinópolis

Cidade Casos Óbitos Subtipo
Divinópolis 1 0 H1N1
Formiga 1 0 H1N1
Campo Belo 1 1 H1N1

Fonte: SES-MG

 

Srag em Minas Gerais

Conforme a SES-MG, foram notificados 1.354 casos de Srag em todo o Estado. Destes, 75 foram confirmados como influenza e outros 166 casos foram confirmados como outros vírus respiratórios. Os demais casos seguem em investigação.

Dos casos confirmados por influenza, 72 foram confirmados como Influenza A e apenas um caso foi confirmado como Influenza B. Dentre os vírus A, o subtipo (H1N1)pdm09 foi identificado em 63 dos casos. Outros cinco casos são de Influenza A/H3, dois de Influenza A não subtipado e dois casos foram notificados como Influenza A não subtipável.

Ao todo, foram registrados 191 óbitos por Srag em Minas Gerais dentre os casos notificados. Das 191 mortes, 23 apresentaram associações a vírus respiratórios. Destes casos associados à vírus respiratórios, 11 foram ocasionadas pela Influenza A(H1N1)pdm09 e outras 12 foram ocasionadas por vírus respiratórios.

Dos óbitos registrados no estado, seis ocorreram em Belo Horizonte, um em Andrelândia, um em Campo Belo, um em Juiz de Fora, um em Leopoldina e um em Uberlândia.