Desde a noite dessa segunda-feira, a analista comercial Mariana Alves, 36, não pensa em outra coisa a não ser em atender o pedido de aniversário da filha Sofia, que completa 7 anos no dia 1º de agosto. Em vez de correr atrás de um super brinquedo ou de uma festa extraordinária, porém, Mariana procura por voluntários, lãs e um espaço para trabalhar.  Isso porque a pequena não pediu um presente tradicional, mas, sim a oportunidade de confeccionar perucas de “cabelos de princesa” para crianças com câncer.

“Mamãe, eu não quero festa de aniversário nem presente”, falou a menina em vídeo gravado por Mariana. “Eu quero ajudar as pessoas que têm câncer no dia do meu aniversário fazendo perucas de crochê”, disse a menina. Ao ouvir o pedido, a analista comercial não se conteve a emoção. “Fiquei muito feliz, confesso que ela me surpreendeu por não ter pedido presente. Isso me faz ter fé nesta geração”, falou ao jornal O TEMPO. 

A cabeleira a que a menina se refere é feita de lã colorida e enfeitada flores, cetim, laços e pedrarias e pode ser utilizada pelas crianças para que o tratamento contra o câncer seja menos doloroso. A ideia veio inspirada no projeto “Tetê, Minha Amiga Princesa”, idealizado por uma artesã de Belo Horizonte.

Para ajudar no sonho da filha, Mariana está em busca de materiais como novelo de lã, cola quente e materiais para enfeitar as perucas, além de touquinhas que sirvam de base para a construção dos cabelos de princesa. A mãe também está recrutando voluntários que se disponham a colocar as mãos na massa e um espaço onde os trabalhos podem ser confeccionados.

Continua após a publicidade

O objetivo é que sejam produzidas 20 perucas para serem levadas para o Hospital da Baleia no dia 1º de agosto. De acordo com Mariana, o hospital informou que esse é o número médio de crianças com câncer no hospital. “Mas se sobrar, podemos doar para outras crianças. Se faltar, faremos uma segunda visita”, pondera.

A ideia é que a produção seja realizada nos dois próximos sábados, dias 20 e 27. Mariana explica que, antes de confeccioná-las, os voluntários passaram por um pequeno treinamento. “Mas não é complicado”, garante. Segundo ela, cada peruca demanda seis novelos de lã de 40 gramas, mais uma touca, além dos enfeites. “Nós já conseguimos 7 com o projeto ‘Tetê, Minha Amiga Princesa’, agora, precisamos confeccionar mais 13”, pontua.

Família unida na causa social

Quando não está trabalhando como analista comercial, Mariana dedica sua vida a ajudar os outros. Ela e o marido estão à frente do projeto Afago, que promove ações de solidariedade. Inclusive, ela se reuniu a um grupo de pessoas que levou mantimentos para as vítimas da tragédia em Brumadinho.

A filha Sofia sempre a acompanha nessas ações. “Ela sempre fala que quer ir com a gente e participa ativamente. Na semana passada, mesmo no frio, ela quis ajudar em uma ação que levamos cobertores a moradores de rua”, diz.

Isso é o que pode ter motivado o pedido inusitado da filha. “Mas por mais que ela esteja sempre presente, essa foi a primeira vez que ela me fez um pedido assim”, afirma a mãe. Mariana ainda é mãe de uma outra garotinha, que está prestes a fazer 2 anos, e mora com a família no bairro São João Batista, na região de Venda Nova.

Quer ajudar?

Se ficou interessado em ajudar de alguma forma, entre em contato com a Mariana por meio do telefone (31) 97503-6281.