Embora a primavera comece apenas no dia 23 de setembro, os Ipês já estão colorindo Tapiraí durante esse inverno. Como são plantas que gostam de clima ameno, a previsão é de que elas permaneçam colorindo o município até a chegada a próxima estação. 

Ipês roxo e amarelo foram vistos em diversas partes da cidade, durante este inverno. 

Uma das árvores mais formosa e admirada por quem passa perto é o ipê roxo localizado na Escola Municipal Vicente José Lucas.

 

Continua após a publicidade

O ipê, também conhecido como piúva, ipeúva, pau darco amarelo e paratudo. É uma árvore frondosa, que pode possuir casca lisa ou rugosa. As suas folhas possuem 5 folíolos digitiformes com pelos estrelados curtos, cálice piloso, de cor ruivo-ferruginoso e a corola amarela. Esta árvore possui nove espécies diferentes, com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás. Quando seu porte varia entre pequeno e médio, sua função principal é para o paisagismo, onde é utilizada devido à sua beleza e cor de suas flores.

PLANTIO – o ipê não deve ser plantado sob o sol diretamente, nem em áreas com geadas, apesar de tolerar temperaturas baixas. Recomenda-se associar seu cultivo com outras plantas, como jequitibá e cedro. Ambientes mais adequados para o plantio são locais baixos, com solos úmidos, profundos, boa drenagem e textura argilosa.