Indenização

Jovem irá receber R$50 mil de indenização após perder testículo por erro médico em MG

Foto: Reprodução

Um jovem de 28 anos que perdeu um testículo por conta de erro médico será indenizado em R$50 mil, segundo decisão judicial. Caso ocorreu no Hospital Alberto Cavalcanti, em Belo Horizonte, no ano de 2007, quando rapaz tinha 16 anos. Na ocasião, a vítima sentia fortes dores na gônada sexual e foi encaminhado à unidade médica para resolver o problema.

O pagamento da indenização deverá ser feito pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), responsável pela administração do Hospital Alberto Cavalcanti. Em sua defesa, a Fhemig alegou que a doença do jovem havia evoluído de maneira imprevisível.

A ação movida pelo então adolescente e sua mãe também mirava a Prefeitura de Belo Horizonte. O Executivo municipal argumentou que não se omitiu nem praticou conduta negligente que justificasse pagamento de indenização. O judiciário, por meio do magistrado Elton Pupo Nogueira, aceitou a posição da PBH.

O caso

O jovem compareceu no hospital três vezes, mas em nenhuma delas houve prescrição de medicamentos nem tratamento. Somente na quarta oportunidade a equipe médica recomendou exames e receitou remédios. Contudo, já era tarde demais, pois o problema só foi identificado cinco meses depois, o que causou grande sofrimento para ele. Por causa da demora, o quadro se agravou e ele precisou retirar o testículo direito.

Segundo a fundação, o jovem foi corretamente avaliado pela equipe médica e, ao longo do tratamento, apresentou melhora significativa. A instituição argumentou que seus funcionários não agiram com imperícia, imprudência ou negligência. Também defendeu que o fato poderia ocorrer, independentemente das técnicas e dos cuidados ministrados. Nenhum dos argumentos foi aceito pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Comentários

ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Tapiraímg TV