elo menos oito animais, entre bovinos e equinos, já morreram com o vírus da raiva em Jacutinga (MG). Por estar perto da divisa com São Paulo, agentes de combate à doença nos dois estados estão trabalhando juntos para evitar que a doença se espalhe.

Equipes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e do Programa Nacional de Controle da Raiva coletam amostras dos animais. Muitos dos casos suspeitos surgiram no município nas últimas semanas, como o de um cavalo encontrado morto em um outro pasto.

"A gente foi fazer manejo no gado para poder vacinar, e ele estava deitado no pasto, deitado. Aí a gente tocou ele, e ele levantou. Mas levantava, tremia e caía", conta Clonaldo Ribeiro, encarregado da fazendo.

Segundo o veterinário da prefeitura, Róbson Cabeças Bortolotto, muitos casos de raiva já estão confirmados na cidade.

Continua após a publicidade

"O foco na cidade começou no bairro São Luís. Foi no dia 13 de abril. Teve um animal suspeito, a gente foi comunicado. Nós atendemos ao foco e na hora já vimos que tinha os sintomas característicos da doença. Esse animal veio a óbito, nós fizemos a colheita do material encefálico, do cérebro dele, mandamos para o IMA, foi feito [o exame], deu positivo. Depois desse, nós tivemos sete animais confirmados já por exame e agora tem mais dois para enviar por remessa".

A raiva é causada por vírus que ataca o sistema nervoso dos animais. Ele é transmitido principalmente pelos morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue. Os bovinos são as principais vítimas e a taxa de mortalidade do animal infectado é altíssima.

As equipes estão em Jacutinga há mais de duas semanas. Além de coletar amostras de animais doentes, os técnicos levam para a população e produtores rurais orientações sobre o combate à doença. O veterinário do IMA alerta que a raiva pode ser transmitida para o ser humano.

"Caso tiver esse contato físico com a saliva do animal, que procurasse imediatamente um posto de saúde e relatasse ao médico sobre o problema ocorrido, para que o médico administrasse o soro", explica Ramon Martinez Marin Neto.

Além de orientar os produtores e moradores, as equipes vacinaram cerca de 300 cães e gatos contra a raiva em Jacutinga.