Mais de 3 mil CPFs de foragidos da Justiça já foram beneficiados pelo auxílio emergencial, em Minas Gerais, segundo a Controladoria Geral da União. O auxílio foi criado pelo governo Federal para socorrer os mais necessitados durante a pandemia de Covid-19.
 
Enquanto isso, quem precisa, não consegue ter acesso ao benefício. É o caso da vendedora Bárbara Rodrigues Santiago tem dois filhos e está desempregada. Ela aguarda a liberação do auxílio desde abril.
 
 
“Não recebi até hoje a primeira parcela. Tem muita gente que recebeu a segunda e, até agora, nada. Eu acho um absurdo porque tem gente que não tem necessidade e está recebendo. Parece que não tem análise nenhuma. Não sei qualo critério”, falou.
 
 
Segundo a Controladoria Geral da União, muitos dos foragidos da Justiça que aparecem no sistema da Caixa com benefício aprovado já receberam a segunda parcela. Só em Minas, os 3.060 beneficiados fizeram saques que somam quase R$ 2 milhões.
 
A Caixa informou que cuida apenas dos pagamentos e que a aprovação dos beneficiados é de responsabilidade do Ministério da Cidadania. Como o caso envolve dinheiro da União, a Polícia Federal vai investigar a fraude para descobrir se os próprios foragidos fizeram os pedidos ou se outras pessoas, usando o CPF deles, preencheram o cadastro. A polícia civil de Minas disse que vai usar os dados do cadastro para tentar localizar os foragidos.