Cumprindo a Onda Roxa desde o dia 17 de março, os resultados do protocolo do plano Minas Consciente começam a aparecer em Formiga. A prefeitura municipal divulgou nesta terça-feira (20), um levantamento dos dados obtidos durante o período que a população tem seguido medidas mais restritivas.

De acordo com a Prefeitura, houve uma redução significativa no município. Confira abaixo os resultados:

  • 1ª semana: 471 novos casos foram confirmados;
  • 2ª semana: o número de novos casos foi ainda mais alto, totalizando 809;
  • 3ª semana em diante: houve uma redução para 674 casos, na 4ª semana foi para 479 e na 5ª semana para 243.

Em comparação com a primeira semana de Onda Roxa, o município reduziu cerca de 49% novas infecções pela covid-19.

A média diária de novos infectados, na primeira semana de vigência da Onda Roxa, era de 66,71. Na quinta semana, a média diária passou para 34,71 novos casos. Estes dados representam também uma melhora na ocupação de leitos, de acordo com o boletim de ontem (19), 64% dos leitos clínicos e 22% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estavam disponíveis e 56% dos pacientes se recuperaram da doença.

Continua após a publicidade

Em resposta à nossa redação, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que sobre o trânsito de moradores de cidades vizinhas no município, não é possível proibir a circulação dos moradores, visto que, é garantido por lei. No entanto, o município instalou barreiras sanitárias em Furnas para coibir a aglomerações de pessoas e a realização de festas clandestinas.

Onda Roxa

Cerca de 70% dos municípios mineiros saíram da Onda Roxa, as macrorregiões regrediram para a Onda Vermelha do plano Minas Consciente. Cidades da macrorregião Oeste na qual municípios, como FormigaBom DespachoLuzLagoa da Prata, Arcos fazem parte, permaneceram na Onda Roxa e mesmo assim, todos esses municípios, com exceção de Formiga, flexibilizaram as medidas impostas pelo Governo Estadual.