As aulas presenciais poderão ser retomadas nas cidades que estão na onda vermelha do Minas Consciente, exceto nas classificadas como cenário desfavorável, para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Na próxima segunda-feira (5), os professores e trabalhadores da educação voltam às escolas. Já no dia 12 de julho, será a vez de os estudantes retornarem.

Nos municípios que estão nas ondas amarela e verde do programa, haverá uma ampliação das atividades presenciais: além dos alunos do 1º ao 5º ano, discentes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio poderão retornar às instituições, também no dia 12 de julho.

As mudanças foram anunciadas nesta quinta-feira (1º) pelo governo do estado após avaliação do Comitê Extraordinário Covid-19. A decisão se baseou na queda de 22% da incidência da doença nos últimos 14 dias e de 9% na última semana. O número de solicitações de internações diminuiu 22%.

Atualmente, 12 macrorregiões do estado estão na onda vermelha: Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Sul, Triângulo do Norte, Triângulo do Sul. Destas, apenas Leste do Sul, que contém 53 municípios, está em cenário epidemiológico e assistencial desfavorável e não poderá reabrir as escolas.

Continua após a publicidade

As outras duas macrorregiões de Minas, Sudeste e Vale do Aço, estão na onda amarela. As prefeituras dos 800 municípios onde as instituições de ensino estão autorizadas a funcionar têm autonomia para decidir se permitem ou não a reabertura.

 

"Nossa educação segue sendo em formato híbrido e opcional às famílias. Nós seguimos utilizando os Planos de Estudos Tutorados (PETs) na rede estadual como obrigatório. É fundamental que mesmo os estudantes que estão presencialmente sigam realizando as atividades do nosso PET. É uma retomada extremamente segura, não há autorização de reabertura de qualquer escola, na rede estadual de ensino, se não cumprir o checklist", disse a secretária estadual de Educação, Julia Sant'anna.

 

Segundo ela, 3.167 escolas estão com o checklist de aplicação dos protocolos sanitários validado. Faltam cerca de 300. Entre as regras que devem ser cumpridas no ambiente escolar, estão uso de máscara por alunos e trabalhadores, distanciamento social e limpeza frequente das instalações.

Além disso, deve haver alternância entre as atividades remotas e presenciais: em uma semana, os alunos frequentam as salas de aula e, na outra, estudam em casa.

100%

Secretários do governo Zema falam sobre liberação de aulas presenciais no estado — Foto: Cláudia Mourão / TV Globo

 

Atualmente, 147 escolas estão abertas em 26 municípios do estado que já estavam na onda verde ou amarela do Minas Consciente. Julia afirmou que, desde a recepção dos alunos, não houve incidência de Covid-19 nas instituições – uma diretora escolar se contaminou durante o período de preparação dos professores e passa bem.

De acordo com o secretário estadual adjunto de Saúde, André dos Anjos, testes rápidos para detecção da doença foram distribuídos a todos os municípios do estado para a identificação de possíveis casos positivos na volta às aulas.

 

"Em caso de identificação, seja de aluno ou trabalhador da educação que apresente sintomas, o município poderá verificar a necessidade de realização de exame, que tem resultado em menos de três horas. Se for positivo, podemos isolar o aluno ou o trabalhador, evitando, assim, o contágio de toda a sala ou escola", pontuou Anjos.