A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) publicou nesta quarta-feira (18) edital do concurso público para agentes de segurança penitenciária – ou policiais penais. São 2.420 vagas, das quais 1.944 reservadas a homens e, 476, a mulheres. Salário-base é de R$ 4.631,25 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais, em “regime de dedicação exclusiva, podendo ser desempenhada em regime de escala de plantão”. O concurso terá validade por dois anos e pode ser prorrogado pelo mesmo período. O edital está disponível no portal da pasta. O

“O concurso é estadual e, portanto, o candidato aprovado pode ser nomeado para qualquer uma das unidades prisionais do estado de Minas Gerais (clique aqui e confira a listagem das unidades), sendo que a escolha do local de lotação se dará no momento da posse, observada a ordem de classificação do candidato”, informa a Sejusp. Provas podem ser realizadas nas cidades de Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis, Ipatinga, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí. 

Prova

As provas, que têm seis etapas, estão previstas para ocorrer a partir de 16 de janeiro de 2022. O valor da inscrição é de R$ 49,16, e há reserva de vagas para pessoas com deficiência no percentual de 10% das vagas ofertadas. O resultado final será a média entre a primeira e última etapa do processo (veja abaixo).

Continua após a publicidade

“A prova objetiva terá 60 questões, distribuídas entre as disciplinas Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções de Direitos Humanos e Participação Social e Legislação Especial. As questões serão compostas de quatro alternativas, valendo um ou dois pontos cada, de acordo com a disciplina, totalizando o máximo de cem pontos. Será eliminado deste concurso o candidato que não atingir o mínimo de 60% do total de pontos atribuídos nas provas objetivas de múltipla escolha e o mínimo de 40% em cada disciplina”, detalha. 

ETAPAS DO CONCURSO

PRIMEIRA

  • Prova Objetiva e Redação
  • Classificatório e Eliminatório

SEGUNDA

  • Prova de aptidão Psicológica e Psicotécnica
  • Eliminatório

TERCEIRA

  • Exames Médicos
  • Eliminatório

QUARTA

  • Prova de Condicionamento Físico por Testes Específicos
  • Eliminatório

QUINTA

  • Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada
  • Eliminatório

SEXTA

  • Curso de Formação Técnico-Profissional
  • Classificatório e Eliminatório

Informações

A Sejusp ressalta que: “Todas as informações sobre o certame serão prestadas exclusivamente pelo Instituto Selecon, pelos seguintes meios: Serviço de Atendimento ao Candidato - (SAC): 0800 799 9905 - PABX (21) 2323-3180, somente em dias úteis, das 9h às 17h. Há também um posto de informações Selecon, localizado em Belo Horizonte, na Avenida Álvares Cabral, 374 – Sala 1.501. O horário de funcionamento é de 9h às 12h e de 13h às 17h. O e-mail para contato é [email protected]”.