Um fóssil de aproximadamente 65 milhões de anos foi encontrado na BR-050, em Uberaba, durante a obra para recuperação de um talude às margens da rodovia, nesta quinta-feira (9/11).

📲 Siga a página do Tapiraímg TV no Instagram

O fóssil foi descoberto durante escavações de uma obra de recuperação de talude executada em uma área de potencial fossilífero, pela equipe da Geopac Consultoria Ambiental, empresa contratada pela Eco050.

O pedaço de osso possui cerca de 20 centímetros e será encaminhado para estudos científicos para que se determine a qual espécie pertencia.

Em primeira análise, o paleontólogo Paulo Macedo, que realiza o acompanhamento, afirmou que o material está em bom estado de conservação e pode ter pertencido a um titanossauro, o Uberabatitan. Ele avisa, porém, que serão necessárias avaliações mais aprofundadas para estabelecer com precisão a espécie e o tipo de fóssil encontrado.

Continua após a publicidade

Para garantir a segurança e sua preservação, o fóssil foi retirado do local para, posteriormente, ser encaminhado ao Museu dos Dinossauros, no distrito de Peirópolis.

Como é de praxe em toda obra executada em área de potencial fossilífero, a Eco050 e a Geopac farão o monitoramento de escavações enquanto a recuperação do talude estiver em execução, informou a concessionária, em nota.