chuva forte que atingiu Uberlândia na terça-feira (30) causou estragos em várias regiões da cidade. Ventos de até 91 km/h destelharam casas e empresas, derrubaram árvores e danificaram estruturas.

📲 Siga a página do Tapiraímg TV no Instagram

O Corpo de Bombeiros informou que recebeu 49 chamados para queda de árvores ou risco de queda. Até a manhã desta quarta-feira (31), 24 casos já tinham sido resolvidos.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a força dos ventos durante o temporal. Em uma das gravações, no Parque do Sabiá, frequentadores se abrigaram em um quiosque após as rajadas de vento. Mesas e cadeiras foram arrastadas, e parte da estrutura caiu. Ninguém se feriu. 

Continua após a publicidade

A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) comunicou que o parque ficará fechado nesta quarta para reparos.

No Bairro Novo Mundo, câmeras de segurança registraram ventos de até 85 km/h. Em um dos vídeos, um guarda-sol de uma área de lazer residencial é arrastado pela força das rajadas.

Também no Novo Mundo, o vento derrubou a fachada de uma empresa de guindastes na Avenida Segismundo Pereira. O muro atingiu veículos e uma caixa d’água, que foram destruídos.

Já no Bairro Segismundo Pereira, uma moradora de um condomínio vertical gravou a janela do quarto que foi quebrada durante o vendaval.

 

Setores Leste e Sul foram os mais afetados

 

  • Árvores sobre carros: Uma árvore caiu sobre um veículo na Avenidade Segismundo Pereira, próximo à portaria da UFU (no campus Santa Mônica). A motorista ficou presa, mas não se feriu. Para-brisa e capô foram danificados. Na Rondon Pacheco, uma árvore de grande porte também caiu sobre um veículo estacionado. Não havia ninguém no veículo.
  • Campus UFU: Outra árvore foi arrancada pela raiz e caiu dentro do campus Santa Mônica. Apenas a calçada foi danificada.
  • Edifício comercial (Tibery): Parte do telhado foi arrancada. Moradores relataram ventos fortes e janelas batendo.
  • Poste em chamas: Há relatos de incêndio na fiação de um poste na esquina da Av. Suíça com Rua Atenas (Tibery).
  • Falta de energia: Moradores do Tibery e Santa Mônica ficaram sem luz. Cemig informou que equipes atuam para restabelecer o fornecimento; previsão é normalizar até a manhã desta quarta (31).
  • Estrutura de estacionamento: No Santa Mônica, estrutura de estacionamento de condomínio cedeu e caiu sobre um carro.
  • Alagamento: No Bairro Novo Mundo, um carro ficou ilhado sob o Viaduto Tereza Jabbur.
  • Queda de muro: além do muro da empresa de guindastes, uma casa também teve o muro derrubado pelo ventos, no Bairro Élisson Prieto (antigo Glória). No bairro em regularização urbana também houve destelhamentos de casas e inundações.

 

Em relação ao Bairro Élisson Prieto, o prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio (PP), anunciou novas medidas para melhorar a infraestrutura no local e reforçou o apoio às famílias afetadas pelas chuvas recentes.

 

Ventos chegaram a 91 km/h na Zona Sul

Segundo a Defesa Civil, o local que registrou o maior volume de chuva foi o Setor Sul, na região do Terminal Santa Luzia, com 57,4 mm acumulados ao longo do dia. Em seguida, o maior volume foi contabilizado no Setor Leste com 43,4 mm.

Caso as pessoas se deparem com um fio partido, a recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia.

Despenca estacionamento durante chuva em Uberlândia — Foto: Redes sociais/Reprodução

Despenca estacionamento durante chuva em Uberlândia — Foto: Redes sociais/Reprodução

Destelhamento em prédio comercial no Bairro Tibery nesta terça-feira (30) — Foto: Daniela Nogueira/G1

Destelhamento em prédio comercial no Bairro Tibery nesta terça-feira (30) — Foto: Daniela Nogueira/G1

Fusca ilhado embaixo do viaduto Tereza Jabbur, no Bairro Novo Mundo — Foto: Redes sociais/Reprodução

Fusca ilhado embaixo do viaduto Tereza Jabbur, no Bairro Novo Mundo — Foto: Redes sociais/Reprodução

 

Árvore derrubada pela chuva na UFU em Uberlândia — Foto: Kleyton Guilherme/TV Integração

 

Árvore derrubada pela chuva na UFU em Uberlândia — Foto: Kleyton Guilherme/TV Integração