A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica divulgou os números do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) do município, realizado no mês de março. De acordo com o levantamento, 97% dos criadouros do mosquito continuam presentes nas moradias dos arcoenses. Com relação ao índice de infestação predial geral do município, o indicador sofreu uma redução de 0,3% em relação ao levantamento realizado em janeiro, e atualmente se encontra em 3,5%, e ainda representa um alto risco.

O LIRAa foi realizado pelos Agentes de Combates a Endemias, entre os dias 13 e 17 de março. A metodologia tem como objetivo mapear a incidência de criadouro do mosquito, bem como medir o nível de infestação no perímetro urbano, o que faz desta ferramenta um importante indicador para a mobilização dos agentes de saúde, tornando possível direcionar as vistorias de acordo com o risco de cada região, conforme apresentado no levantamento.

É fundamental ressaltar que o mosquito Aedes Aegypti é transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus, e também da Febre Amarela. O Governo de Arcos pede o apoio da população no combate ao mosquito. É muito importante receber os agentes de endemias durante as visitas periódicas, para que eles façam as vistorias e orientem os moradores. É preciso ainda que a população combata a proliferação de criadouros do mosquito em suas residências, evitando o acumulo de água parada.

Continua após a publicidade