O governo federal investe R$ 51 milhões em obras no Parque Nacional da Serra da Canastra. Os recursos são usados na reforma das estradas de acesso ao parque. As obras buscam melhorar o acesso ao parque, reduzir o assoreamento dos cursos d’água e conter a perda de solo em uma das áreas de maior relevância ecológica do país.

A portaria 1, em São Roque de Minas, único acesso pela região Centro-Oeste, fica interditada até terça-feira (12) para obras de calçamento.

A visitação aos atrativos do Chapadão, Nascente Histórica do Rio São Francisco, Curral de Pedras, Garagem de Pedras e parte alta da Casca D’anta ocorre normalmente pela portaria 2, em São João Batista da Canastra (Sul de Minas) e Sacramento (Alto Paranaíba).

Os recursos são investidos no parque para proteger, principalmente, a nascente do Rio São Francisco. As obras começaram em junho com recursos da Eletrobras, segundo os ministérios de Minas e Energia (MME) e da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

Continua após a publicidade

 

Bacia do São Francisco

A expectativa é que as obras beneficiem a biodiversidade e a qualidade da água na bacia do São Francisco, com ações de plantio de mudas, revegetação e estabilização do solo.

 

“Preservar a nascente do Rio São Francisco é fundamental para garantir todo o uso múltiplo que sua Bacia representa”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

 

Além dos ganhos ambientais, a melhoria nas estradas beneficia os visitantes que acessam o parque e as equipes de monitoramento e manutenção. As obras aumentam a segurança e fortalecem a logística entre os municípios do entorno.

Portaria I, em São Roque de Minas, está interditada para obras de calçamento  — Foto: Eletrobras/ Divulgação

Portaria I, em São Roque de Minas, está interditada para obras de calçamento — Foto: Eletrobras/ Divulgação